Antonio Silvio Lefevre

ANTONIO SILVIO LEFÈVRE

Da tela da TV Tupi até os dias de hoje, minha colaboração para jornais e sites foi reunida aqui.

Antonio Silvio Lefèvre, aos 15 anos de idade,
com o Teatrinho de Fantoches Sambalelê

Iniciativa em conjunto com os amigos Jorge Bodanzky, Lúcio Gomes Machado e Vera Penteado Coelho

Artigo de Suzana Rodrigues publicado no Diario de S.Paulo (1958)

Leia texto reproduzido na integra logo abaixo das imagens!

Diario de S.Paulo – 12/12/1958

Por Suzana Rodrigues- responsável pela Página

A HISTÓRIA DO TEATRINHO SAMBALELÊ

Era uma vez… três meninos; Jorge, Lucio e Antonio Silvio

Tão bonita quanto as histórias que contam no seu gentil teatrinho é a história de três meninos que se encontraram, se tornaram amigos e organizaram uma sociedade para divertir as crianças, começando com eles próprios. Fundaram um teatrinho de bonecos que se chama: TEATRINHO DE FANTOCHES SAMBALELÊ.

Os três meninos responsáveis por ele são: Lucio Gomes Machado, Antonio Silvio Lefèvre e Jorge Bodanzky. Nós, que de uma certa maneira, talvez por uma emissão misteriosa, alicerçada num trabalho de 14 anos ininterruptos com bonecos, sentimo-nos de alguma forma um pouco responsáveis pelo amor que esses três meninos tomaram por um trabalho igual ao nosso, temos satisfação de contar aos quatro ventos a sua bela história.

Antonio Silvio, quando tinha uns seis anos, ganhou de presente um minúsculo teatrinho portátil, com o qual passava horas infindáveis divertindo seus amigos da rua onde morava. Entre seus vizinhos estava Jorge, que aos poucos foi se tornando íntimo dos mistérios e manejos dos bonecos. As representações passaram então a serem feitas pelos dois, com uma persistência e um interesse cada vez maiores.

Um dia, quando deram fé, já se tinham passado seis anos e eles sempre juntos, lidando com os mistérios e as graças da diversão mais gentil que existe parda crianças. Fizeram um levantamento de suas riquezas e viram que eram “milionários”. Durante esses anos, quase sem sentir, tinham colecionado uma bela quantidade de bonecos, vindos de todas as partes da Europa. Os meninos eram tão apaixonados pelo “métier” que desde o começo resolveram, de comum acordo, nunca mais pedirem outros presentes a seus familiares senão fantoches de todas as formas e cores. Os amigos, parentes e conhecidos foram mobilizados. Ninguém poderia viajar sem trazer para eles, pelo menos um boneco. Assim, eles contam agora com lindas figuras, animais e dragões, alemães, franceses, italianos, checos, argentinos, etc.

Resolveram depois comercializar o trabalho para conseguirem melhorar a armação e os cenários. Nessa época, Antonio Silvio e Jorge conheceram Lucio Gomes Machado, possuidor de outra preciosa coleção de fantoches franceses e desejoso também de trabalhar no teatrinho. Foi o Lucio incorporado à troupe imediatamente e, juntos os três, principiaram a trabalhar ativamente em prol da divulgação da mais encantadora recreação infantil que existe.

Passaram a dar espetáculos em aniversários e festas de crianças, cobrando um módico preço. Com esse dinheiro, fizeram um novo teatro, novos cenários e até hoje continuam a divertir a petizada com o mesmo interesse e excelente técnica.

Agora, Antonio Silvio está com 15 anos, terminando o ginásio Jorge Bodanzky tem 16, no primeiro ano científico e Lucio Gomes Machado , com 13 anos, no 2º ginasial.

Assistimos a um espetáculo realizado pelo grupo e ficamos entusiasmadas. Há uma grande movimentação dos bonecos, as histórias e os diálogos são vivos e numa linguagem acessível a todas as crianças. Com grande poder de improvisação, os rapazes correspondem ao interesse da platéia, aparteando, respondendo, criticando, enfim, dando ao espetáculo muita movimentação e alegria. Entre as histórias que assistimos houve uma que consideramos encantadora: A corrida dos animais.

Agora nas férias, nesse período do Natal, o Teatrinho de Fantoches SAMBALELÊ tem divertido bastante as crianças da cidade. E se você que nos lê desejar proporcionar a seus filhinhos uma tarde divertida, não terá mais que discar para 312658 e combinar uma representação. Aos queridos amigos e excelentes concorrentes, Lucio, Antonio Silvio e Jorge, os nossos cumprimentos pela maneira requintada e sutil com que resolveram divertir-se, lançando mão de uma atividade mágica e fascinante, capaz de tocar a sensibilidade de qualquer ser humano.

Boneco é um objeto milagroso que precisa ser conhecido para ser considerado e amado e nunca o teatro de fantoches teve melhores e mais competentes embaixadores do que vocês três. Muito obrigada pelo trabalho que estão realizando naqueles que foram sempre a paixão de minha vida.

O Teatrinho de Fantoches Sambalelê numa apresentação de história com o Capitão Gancho

O Teatrinho de fantoches Sambalelê numa apresentação em festinha infantil (1960). Nas fotos dos bastidores, da esquerda para a direita, vemos Vera Coelho e Lucio Machado, com os bonecos. Depois Antonio Silvio com Vera Coelho. Depois Jorge Bodanzky, Lúcio Machado e Vera Coelho com os bonecos. E nas duas últimas fotos vemos as crianças assistindo ao espetáculo, muito atentas e alegres.